Mesmo com fontes de financiamento como empréstimos, subsídios do governo e doações, administrar um laboratório não é barato. Desde encontrar um imóvel comercial ideal e contratar uma equipe eficiente, até cobrir os custos de equipamentos, suprimentos, pesquisas e testes, os custos realmente aumentam.
É por isso que é essencial que os proprietários / gerentes de laboratórios de analises clínicas, adaptem estratégias de gestão financeira que economizem dinheiro e aumentem ainda mais seus orçamentos. Continue lendo para obter conselhos.
Crie e use um orçamento
O gerenciamento adequado de suas finanças é difícil de ser feito sem uma base. Um orçamento, portanto, fornece uma visão detalhada do que você tem (capital disponível) em comparação com o que você precisa (despesas). Quando você tem essas informações disponíveis, pode controlar melhor as finanças, garantir que seu laboratório esteja cumprindo seus compromissos e tomar decisões informadas no que se refere a compras e crescimento.
Locação de equipamentos de laboratório
Uma das maiores despesas dos laboratórios de analises clinicas são os equipamentos. Embora esse equipamento seja necessário para produzir os melhores resultados, ele pode consumir uma grande parte do seu orçamento. Além de cuidar bem do equipamento e manter a manutenção em dia, os proprietários do laboratório podem economizar dinheiro alugando o equipamento.
Diversas empresas realizam esse tipo de locação, tornando mais fácil para os laboratórios o acesso a equipamentos de última geração a um preço acessível. Ofertas de locação e contrato de serviço para permitir que os laboratórios solicitem o equipamento de que precisam sem ter que gastar muito e comprometer orçamento do laboratório de análises clínicas.
Por uma taxa mensal, você pode utilizar o equipamento do laboratório. Sem falar que em caso de mau funcionamento do equipamento, os contratos de serviço garantem que o equipamento esteja instalado e funcionando sem custos adicionais.
Comprar em grandes quantidades
Embora os suprimentos de laboratório não sejam tão caros quanto os equipamentos, a frequência de compra de suprimentos é maior. Para tentar reduzir esses custos de laboratório, é altamente recomendável que você faça o pedido em grandes quantidades.
Compras em massa significam essencialmente que você obtém mais dos suprimentos de que precisa por um custo menor. Portanto, em vez de solicitar suprimentos com frequência, você pode fazer um pedido grande e começar a construir um estoque que, com o tempo, economizará mais dinheiro para o seu laboratório.
Procure fornecedores
Ao comprar equipamentos ou suprimentos para o seu laboratório, é altamente recomendável que você classifique cuidadosamente as suas opções. Embora você não queira sacrificar a qualidade, existem fornecedores que oferecem o que você precisa a um preço acessível.
Pergunte a outros proprietários de laboratório ou faça uma pesquisa online para determinar quais fornecedores estão anunciando as melhores ofertas. Frequentemente, se você deseja fazer um pedido a granel ou firmar um contrato, os fornecedores estão dispostos a oferecer ainda mais economia.
Agilizar processos
Acredite ou não, tempo perdido também significa dinheiro desperdiçado. Revise periodicamente o fluxo de trabalho e os processos do laboratório para diferenciar quais são mais eficazes e quais podem precisar de algum tipo de modificação ou automatização.
Uma revisão cuidadosa do fluxo de trabalho também pode revelar quais procedimentos estão custando mais do que outros. Assim que tiver essas informações, você pode usá-las para eliminar tarefas / procedimentos desnecessários e agilizar outros processos para aumentar a produtividade. Isso, por sua vez, permite que sua equipe trabalhe com mais eficiência e faça as coisas sem desperdício financeiro.
Contrate a equipe certa
Outra grande despesa para proprietários de laboratórios é a equipe. Obviamente, você terá que oferecer taxas competitivas e benefícios adicionais para atrair os principais candidatos do setor.
Seja como for, ter o grupo errado de profissionais trabalhando em seu laboratório desperdiça muito dinheiro. Candidatos inexperientes, por exemplo, cometem mais erros e reduzem a produtividade. Sem mencionar que, se as taxas de rotatividade forem altas, o custo de contratar alguém novo e familiarizá-lo com seu laboratório, políticas, procedimentos e outros funcionários é demorado e caro.
Proprietários / gerentes de laboratórios são, portanto, aconselhados a investir tempo, dinheiro e recursos em seu processo de contratação para garantir que eles identifiquem os melhores candidatos, eliminem aqueles que não são qualificados e reduzam a rotatividade.
Economizar na energia
Outro alto custo para laboratórios é a energia. Os laboratórios tendem a usar mais energia do que outros tipos de negócios, o que, por sua vez, aumenta a conta de energia. Para levar esses custos a um nível administrável, há várias coisas que você deve considerar.
Algumas sugestões são tão simples como desligar aparelhos elétricos quando não estiverem em uso, colocar equipamentos e aparelhos em modo de espera e investir em equipamentos com baixo consumo de energia. Outras recomendações incluem fechar a janela, acompanhar a manutenção do equipamento e gerenciar equipamentos como freezers com cuidado.
A operação de um laboratório de análises clínicas, acarreta uma série de altos custos e despesas. Como obter capital para administrar um laboratório é muito diferente de organizações que vendem produtos ou serviços para gerar lucros, torna-se necessário que os donos de laboratórios aprendam a aproveitar ao máximo os recursos que recebem.
Começando com uma prática simples de gerenciamento financeiro como a criação de um orçamento, os proprietários / gerentes de laboratório são capazes de tomar decisões mais informadas no que se refere ao fluxo de trabalho, emprego, suprimentos e equipamentos que irão essencialmente ajudar a esticar ainda mais seus orçamentos.
Manter uma contabilidade adequada
A primeira etapa seria criar um sistema de contabilidade personalizado que contabilizasse com precisão cada centavo que seu laboratório recebe e cada centavo que gasta. Com essas informações, você poderá tomar decisões corretas de compra e gastos para permanecer dentro ou abaixo do orçamento definido.
Você pode terceirizar sua contabilidade para um contador, contratar alguém internamente para gerenciar as finanças ou investir em software de contabilidade para controlar suas receitas e despesas por conta própria.
Elimine gastos desnecessários
Armado com seus relatórios financeiros, analise tudo, desde salários e procedimentos até custos de energia e compras para ver onde você pode cortar ou eliminar. Você pode descobrir que alguns trabalhos que está pagando a alguém para fazer em tempo integral podem, na verdade, ser feitos em regime de meio período ou terceirizados para outra agência por um preço mais acessível.
Pode haver certos processos de fluxo de trabalho que podem ser eliminados. Você também pode descobrir que está gastando muito dinheiro em um determinado item que pode ser comprado em outro lugar por um preço mais barato.
Compartilhe o espaço do laboratório
Você tem um grande laboratório que não é usado regularmente? Nesse caso, você pode dividir alguns dos custos operacionais alugando parte do seu espaço para outros laboratórios.
Por mais essenciais que sejam os laboratórios para a vida moderna, eles não são baratos de operar e gerenciar. Se você acha difícil permanecer dentro do seu orçamento, é essencial que você procure soluções para cortar custos sem interromper a eficiência, a qualidade ou a precisão.
Com as ferramentas e recursos certos, as estratégias mencionadas acima podem essencialmente economizar muito dinheiro em custos operacionais, permitindo que você gaste mais dinheiro em coisas que você precisa para continuar fazendo a diferença e crescendo o seu laboratório em todas as formas.