LIMS – Sistemas de gerenciamento de informação laboratorial

Um sistema de gerenciamento de informação laboratorial (Laboratory Information Management System – LIMS) é um sistema baseado em software que lhe permite gerenciar efetivamente dados laboratoriais e associados, a fim de melhorar a eficiência do laboratório.

Um LIMS eficaz suporta e conduz as operações de um laboratório moderno e permite automatizar fluxos de trabalho, integrar instrumentos e gerenciar dados laboratoriais e informações relacionadas de maneira fácil, rápida e confiável.

O LIMS também tem como objetivo facilitar a armazenagem, o rastreamento e a avaliação de dados e informação ao longo do tempo e entre experimentos, de modo que os laboratórios possam avaliar e melhorar continuamente sua eficiência operacional.

Características dos sistemas de gerenciamento de informação laboratorial (LIMS)

As principais funções de um LIMS são gerenciamento de amostras, integração de instrumentos e aplicativos laboratoriais e troca eletrônica de dados com diferentes departamentos, incluindo planejamento, design de produto, P&D e fabricação.

Além disso, existem inúmeras operações adicionais que podem ser gerenciadas em um LIMS. Isso inclui:

  • Gestão de auditoria – rastrear e manter um registo de auditoria total
  • Manipulação de código de barras – atribuir um ou mais pontos de dados em um formato de código de barras, ler e extrair informação de um código de barras
  • Cadeia de custódia – atribuir funções/grupos que determinam o acesso aos registos de dados específicos e quem está os gerenciando
  • Conformidade – seguir as padrões regulatórios que afetam o laboratório
  • Gestão de documentos – processar e converter dados para determinado formato, gerenciar como os documentos são distribuídos e acessados
  • Calibração e manutenção de instrumentos – programar as manutenções importantes e calibrar os instrumentos de laboratório e manter os registros detalhados dessas atividades
  • Entrada manual e eletrônica de dados – fornecer interfaces rápidas e confiáveis para que os dados sejam introduzidos por um componente humano ou eletrônico
  • Garantia e controle de qualidade – avaliar e controlar a qualidade da amostra, aplicar padrões de entrada de dados e fluxos de trabalho
  • Relatórios – criar relatórios em um formato específico, programar e distribuir relatórios às partes designadas
  • Controle de tempo – calcular e manter os tempos processamento e manuseio de reações químicas, fluxos de trabalho, etc
  • Rastreabilidade – mostrar a trilha de auditoria e/ou cadeia de custódia de uma amostra
  • Fluxos de trabalho – acompanhar uma amostra, um lote de amostras ou um “lote” de lotes ao longo do seu ciclo de vida