Sistema para teleconsulta

Sistema para Teleconsulta: Vantagens e Cuidados Necessários

Tecnologias avançadas com serviços de rede de qualidade permitem que os indivíduos melhorem a prestação de serviços de saúde e os disponibilizem para mais e mais pessoas. A teleconsulta é uma tecnologia mais benéfica que pode tornar mais fácil para as pessoas obterem tratamento preventivo e ajudar sua saúde a longo prazo. 

É particularmente verdade para aqueles que enfrentam causas financeiras ou regionais para receber um tratamento de qualidade. A telessaúde tem o potencial de tornar os cuidados de saúde mais eficazes, organizados e disponíveis. 

A pesquisa nessa área ainda está em seus estágios iniciais, mas está se expandindo. Por exemplo, o atendimento por telefone e o telemonitoramento de sinais vitais em pessoas com doença cardíaca diminuem o risco de mortalidade e hospitalização e aumentam a qualidade de vida.

Sistema para teleconsulta: vantagens e cuidados necessários

Existem várias razões convincentes para as pessoas obterem um diagnóstico ou plano de recuperação. Isso pode fazer com que os pacientes se sintam seguros de que estão recebendo o tratamento da melhor qualidade. 

A teleconsulta é uma excelente opção para tratar problemas de saúde mental. Elimina algumas das causas que impedem os pacientes de receberem esta forma crítica de tratamento.

A teleconsulta permite que os pacientes recebam atendimento médico na conveniência do médico e dele e, ao mesmo tempo, ele está seguro. Isso pode implicar que uma pessoa não precisa tirar uma folga do trabalho ou providenciar cuidados infantis. Ir ao consultório médico implica sentar-se em locais próximos com outras pessoas que podem causar infecção. Isso é especialmente arriscado para pessoas que têm problemas médicos crônicos ou um sistema imunológico enfraquecido. 

Sistema para teleconsulta

Previne a possibilidade de contrair uma infecção no hospital do médico. Os provedores de serviços de teleconsulta poderiam ter taxas de despesas gerais mais baixas. Os médicos podem achar que a teleconsulta complementa sua renda, permitindo que cuidem de mais pacientes. Quando os cuidadores veem os pacientes online, eles não ficam expostos às infecções que o paciente pode trazer.

A teleconsulta melhorou a capacidade dos profissionais de saúde de cuidar de muitas pessoas sem estarem fisicamente lá. Além disso, agora que provou seu valor, permanecerá por muito tempo. Embora a videoconferência introdutória tenha trazido muitos provedores para a telessaúde, a nova onda de tecnologias de teleconsulta teria muito mais a oferecer. 

Benefícios da tecnologia na teleconsulta

A tecnologia de teleconsulta é uma grande promessa para pacientes em áreas remotas. O efeito mais significativo ocorre em vários países onde as instalações de saúde são escassas e indisponíveis. Para garantir um histórico médico preciso, todos os pacientes e médicos devem ter segurança de hardware e software suficientes. Algumas clínicas podem fornecer consultas virtuais com um médico por meio de videoconferência online. 

Quando uma visita presencial não é exigida ou necessária, essas consultas permitem que eles continuem recebendo tratamento de um médico habitual. Visitas baseadas na Web com um médico ou enfermeiro são outra forma de consulta interativa. Como parte de suas ofertas de assistência médica, várias grandes corporações têm acesso a consultórios médicos automatizados.

Essa tecnologia permite que as pessoas tomem remédios para pressão arterial, reabasteçam medicamentos e recuperem seus compromissos. Além disso, os pacientes podem descrever seus sintomas aos médicos por e-mail, fazer uma série de testes e se inscrever em serviços de treinamento passo a passo adaptados à sua condição específica. 

Para todos os cenários, a tecnologia eletrônica de saúde facilita o controle de doenças crônicas, simplesmente colocando aplicativos de monitoramento de cuidados e smartphones nas mãos dos pacientes. Este artigo aborda a teleconsulta e sua necessidade na área da saúde. Capacidades, recursos, barreiras e aplicativos significativos serão discutidos brevemente.

O que é teleconsulta?

A teleconsulta é um serviço relacionado à saúde com a ajuda de tecnologias de telecomunicações e informações eletrônicas. Refere-se a toda a coleção de produtos projetados para permitir que os pacientes e seus médicos ou profissionais de saúde. Tem uma ampla gama de usos, incluindo consultas on-line de pacientes, controle remoto, enfermagem de telessaúde e reabilitação física e psiquiátrica remota. 

Permite melhores escolhas de cuidados de saúde, aumenta a qualidade e o desempenho do serviço de emergência, reduz o tempo de diagnóstico e economiza custos para médicos e pacientes, otimizando os procedimentos clínicos e reduzindo as despesas de deslocamento para hospitais.

A teleconsulta aumentou o acesso a instalações de saúde de alta qualidade. Os pacientes agora terão serviços clínicos mais personalizados. Eles também podem atender os melhores provedores médicos simplesmente usando software de aplicativo de vídeo, as consultas podem ser feitas de longe e os médicos têm ferramentas mais adequadas para rede, armazenamento de dados, gerenciamento de relatórios e aproveitamento das habilidades específicas de cada um.

Isso melhora a qualidade da prática médica, permitindo que os médicos gastem menos tempo em missões rurais e prestando mais cuidados aos pacientes. A teleconsulta também permite que especialistas privados de saúde pratiquem e melhorem a experiência do paciente. Os pacientes não terão mais que ficar em longas filas e os médicos poderão acessar as informações dos pacientes de forma mais conveniente e eficiente com arquivos eletrônicos e eliminando os tempos de espera gerais.

Por que o sistema de saúde precisa de teleconsulta?

O aumento dos custos de saúde e a necessidade de melhores tratamentos estão motivando mais hospitais a investigar os benefícios da teleconsulta. Eles querem um melhor contato entre médicos e pacientes distantes e melhor uso das instalações de saúde. Aqui, a teleconsulta também promove uma melhor conectividade, o que resultou em menos reinternações hospitalares e pacientes totalmente aderidos aos seus planos de cuidados prescritos. 

A maior vantagem de contato da teleconsulta também se estende à comunicação entre médicos. Os médicos podem usar a teleconsulta para construir redes de apoio para trocar suas habilidades e fornecer melhores serviços de saúde. A teleconsulta é uma maneira de fornecer tratamento médico pela internet, geralmente por meio de bate-papo por vídeo. Essa tecnologia tem várias vantagens para pacientes e profissionais de saúde.

Capacidades e funcionalidades da teleconsulta quando utilizada no sistema de gestão de saúde

A teleconsulta é uma tecnologia inovadora, e muitos a chamam de inovação disruptiva. Assim, para atender a um paciente distante, a teleconsulta emprega uma variedade de meios de comunicação eletrônica, que vão desde a teleconferência até o compartilhamento de imagens e a vigilância remota do paciente. Os médicos também podem usar a automação para oferecer tratamento de qualidade aos seus pacientes. 

Sistema para teleconsulta

Eles precisam desenvolver melhores sistemas de suporte de TI e aprender uma nova forma de gerenciamento de arquivos. Por exemplo, uma consulta virtual incentiva os médicos da atenção primária a receber conselhos de especialistas quando têm dúvidas sobre a doença ou o tratamento. Relatórios de exames, histórico, achados médicos, raios-X ou outras imagens são enviados ao especialista para exame médico.

O especialista pode responder eletronicamente, marcar uma reunião virtual com o médico. Essas consultas virtuais podem eliminar a necessidade de encaminhamentos pessoais desnecessários para especialistas, reduzir o tempo de espera para feedback de especialistas e eliminar a necessidade de viagens desnecessárias. As estratégias de teleconsulta são mais úteis quando um médico pode ver o paciente, identificar uma doença e mapear a experiência.

A longo prazo, as abordagens de armazenamento e encaminhamento implicam em melhor utilização de tempo e custo.

Os médicos também podem fazer reuniões usando agendas. Agendamento e reagendamento são os recursos padrão dos aplicativos modernos de teleconsulta. Quando os médicos são informados de uma consulta, eles podem acessar o prontuário do paciente e outros detalhes conforme necessário para ter uma consulta e diagnóstico adequados.

O SISVIDA possui diversas soluções na área da saúde. acesse nosso site e confira.