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Qual a relação da CIPA com a biossegurança?

Para qualquer tipo de empresa em nosso país a CIPA e a biossegurança caminham praticamente iguais e possuem algumas diferenças, mas a importância das duas é muito equivalente. A comissão da CIPA, é totalmente relacionada com os trabalhadores da empresa. Já a biossegurança mostra as suas diferenças em vários aspectos

No decorrer do artigo vamos explicar um pouco mais sobre cada uma e mostrar os seus pontos mais importantes.

Mas qual é o seu conceito? Quais são os seus objetivos e aplicações na área de saúde?

Neste texto, explicamos melhor sobre essas questões e sobre a forma de organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no laboratório e sua relação com a  biossegurança. Confira!

O que é CIPA?

A CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão composta dentro de uma empresa e são basicamente representantes de seu empregador. É um dos tópicos mais importantes que envolvem a segurança do trabalho e seu maior objetivo é ter um local de trabalho totalmente seguro.

Qualquer pessoa com contrato de trabalho em uma empresa, deve estar com sua saúde e integridade física sempre em dia. E de uma maneira geral, a missão da CIPA em um laboratório de análises clínicas é essa, que todos trabalhem com total segurança.

Uma empresa que possui uma comissão de CIPA, tem grandes chances de prosperar pois com essa equipe as chances de acidentes diminuem muito.

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A NR-5, é uma norma reguladora sobre todos os processos que envolvem a CIPA. Nesta norma são informadas todas regras, tipo de organização, seu funcionamento, métodos de treinamento, contratação, funcionalidades e etc.

Objetivo e obrigatoriedade

De acordo com a seção 5.1 da NR-5 “a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.

É necessário possuir uma CIPA  em um laboratório de analises clinicas? Sem dúvidas. O ponto 5.2 diz que toda comissão da CIPA deve estar ativa em qualquer tipo de empresa que realiza contratações com trabalhadores.

Como organizar a CIPA?

Por meio de uma eleição

Os proprietários dos laboratórios  devem realizar uma eleição no local. Após a realização do sistema, o número de membros não pode ser reduzido, além de que a CIPA  no local não pode ser desativada antes do término do mandato de qualquer integrante da empresa. O único caso em que a CIP pode ser encerrada antes desses mandatos é se a empresa entrar em falência.

Membros da CIPA:

  • Presidente: designado pelo empregador. Dentre as suas atribuições, ele deve convocar os membros para as reuniões, coordená-las, coordenar e supervisionar as atividades da comissão e manter o empregador informado sobre elas, delegar atribuições aos demais membros, dentre outras;
  • Vice-Presidente: designado a realizar a execução sobre todos os pontos passados pelo Presidente ou em qualquer tipo de afastamento do mesmo.
  • Secretário: indicado de comum acordo pelos membros da CIPA, deve acompanhar as reuniões, redigir as atas apresentando-as para aprovação e assinatura dos membros presentes, preparar as correspondências.

Composição

Em sua composição existem todos os representantes do empregador e dos outros funcionários e o seu número de membros depende do porte da empresa e sua classificação. 

Nas empresas de saúde, para ser mais preciso o grupo C-34 com base na NR-5, o número de membros varia de 1 até mil pessoas dependendo do porte da empresa.

Reunião

O funcionário que é designado a ser o cipeiro, suas determinações são realizar todas avaliações e sugestões que são passadas pelos funcionários da empresa. Dessa forma esse profissional pode atender a pedidos pois a visão dos outros funcionários da empresa ajuda e muito a todos.

As reuniões podem ser estabelecidas de forma mensal, ou se de fato o tema for muito urgente elas podem ser realizadas na mesma hora, que pode ocorrer nesses casos.

  • Algum tipo de situação de risco que precise de uma medida de prevenção urgente;
  • Acidente de trabalho grave ou fatal.

Atribuições

A NR-5 também traz informações sobre as atribuições da CIPA, assim como algumas listadas abaixo:

  • Verificar, periodicamente, os ambientes e condições de trabalho, com o fim de identificar situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
  • Implementação de um controle de qualidade no local de trabalho
  • Realizar a análise e causas dos principais acidentes dentro da empresa
  • Realizar a identificação de todos os possíveis riscos de acidentes
  • Realizar a criação de projetos de trabalho.
  • Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS;
  • Promover todos os anos a semana SIPAT
  • Realizar a divulgação de informações que são atualizações em todos os setores da segurança do trabalho.

Para esse termo, é necessário que todas as datas de reuniões sejam realizadas de maneira mensal com base em um cronograma que é previsto nas normas.

Os laboratórios de análises clínicas também podem indicar especificações para a sua comissão da CIPA. Veja alguns exemplos:

  • Atualização semanal de todas as planilhas que envolvem a segurança do trabalho
  • Atualização de dados com relação a todos os extintores, com dados de inspeção e com verificação de prazo de validade e se o lacre continua intacto.
  • Inspeção através de um check-list;
  • Investigar possíveis incidentes com a proposição da solução do mesmo.

Fazer visitas semestrais a todos os setores do laboratório para assegurar que estão funcionando conforme o Programa de Gestão Ambiental e do Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. Todas as visitas precisam ser registradas e seus dados são de total responsabilidade do gerente da área.

Elaborar um plano de treinamento de situações de emergência, que dizem respeito a acidentes envolvendo agentes biológicos, combate e prevenção a incêndio, falta de eletricidade ou de água por tempo prolongado

O que é biossegurança e a sua relação com a CIPA

Falando de uma maneira bem ampla, todos os locais de trabalho oferecem algum tipo de risco para seus funcionários, esses riscos podem ser os biológicos, que além de serem muito perigosos para a saúde dos trabalhadores também podem afetar o ambiente de trabalho e também a terceiros, e um dos meios de prevenção desses tipos de riscos é a chama biossegurança. 

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Como vimos em todo nosso artigo a CIPA tem uma relação bem parecida com a biossegurança no local de trabalho, que é a prevenção dos riscos de acidentes para os trabalhadores do local, assim como para terceiros e para o ambiente de trabalho.

A biossegurança é um dos pontos fundamentais para a segurança do trabalhador em seu local de trabalho, na maioria das vezes o local que envolve a biossegurança são: hospitais, laboratórios e farmácias e é um fator de prevenção de suma importância para todos os profissionais envolvidos.

A biossegurança e a CIPA possuem funções que precisam ser adequadas em todas as empresas espalhados pelos mais variados locais pelo nosso país, fazendo assim com que a prevenção e o risco de acidentes diminua cada vez mais e as empresas consigam desempenhar o seu papel da melhor forma, sem afetar a saúde e bem estar de seu trabalhadores.