Equipe Multidisciplinar Hospitalar: Como Alcançar Melhores Resultados

Tornou-se necessário desenvolver a medicina como uma ciência cooperativa, o clínico, o especialista e os trabalhadores do laboratório se unindo para o bem do paciente, cada um auxiliando na elucidação do problema em questão, e cada um dependente do outro para apoio.

A saúde é uma profissão multidisciplinar na qual médicos, enfermeiros e profissionais de saúde de várias especialidades devem trabalhar juntos, comunicar-se com frequência e compartilhar recursos. Uma equipe de saúde multidisciplinar bem-sucedida se esforça para fazer uma avaliação mais abrangente da situação de um paciente e acompanhá-la com um plano de tratamento completo. As equipes também podem trabalhar juntas para criar e promover iniciativas de saúde para diversas comunidades e fornecer educação para incutir comportamentos de prevenção de doenças entre os pacientes.

O trabalho em equipe é uma pedra angular de bons resultados

O atendimento clínico tornou-se mais complexo e especializado, forçando as equipes médicas a prestar serviços de saúde complicados e a aprender rapidamente novas habilidades. Outros fatores, como o envelhecimento da população com idosos vivendo mais e o aumento de doenças crônicas (diabetes, câncer, doenças cardíacas), bem como a tarefa de lidar com pacientes com múltiplos problemas de saúde, forçaram as equipes médicas a uma abordagem multidisciplinar.

Pesquisadores descobriram que quando os profissionais de saúde trabalham juntos, o número de erros médicos é reduzido e o nível de segurança do paciente aumenta; além disso, descobriu-se que o trabalho em equipe diminui as questões de cultura de trabalho que levam ao esgotamento profissional.

Uma das razões é que as equipes de saúde que incluem assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outras áreas de especialidade ajudam a quebrar a hierarquia e o poder centralizado das organizações de saúde, dando mais alavancagem aos profissionais de saúde e produzindo um nível mais alto de trabalho e satisfação no trabalho. Outro fator é a melhoria do cuidado centrado no paciente para o longo prazo.

Como o trabalho em equipe está centrado em uma comunicação sólida, os pacientes e seus familiares às vezes se sentem mais à vontade e relatam que aceitam os tratamentos prescritos e se sentem mais satisfeitos com seus regimes de saúde quando há uma abordagem de trabalho em equipe multidisciplinar.

Trabalho em Equipe Multidisciplinar de Saúde na Prática

Para garantir o funcionamento ideal da equipe e resultados eficazes para os pacientes, os papéis dos membros da equipe multidisciplinar no planejamento e na prestação de cuidados devem ser claramente negociados e definidos. Isto exige:

  • Respeito e confiança entre os membros da equipe.
  • Melhor uso do mix de habilidades dentro da equipe.
  • Estruturas de governança clínica acordadas
  • Sistemas e protocolos acordados para comunicação e interação entre os membros da equipe.
  • Maximizar a inteligência coletiva.
  • Colaboração inclusiva
  • Comunicação aberta.

Equipes multidisciplinares já estão trabalhando nas principais instituições de saúde, com resultados documentados. 

Em outro exemplo, médicos criaram uma equipe multidisciplinar de resposta rápida para coordenar o atendimento de pacientes com embolia pulmonar (EP). A EP é uma das principais causas de morte em pacientes hospitalizados e sua incidência está aumentando. Se não for reconhecida e tratada na primeira hora, a EP causa níveis de mortalidade que podem chegar a 50% em três meses para aqueles com formas de maior risco da doença.

Melhorar o trabalho em equipe multidisciplinar

Pesquisadores identificaram o treinamento da equipe como uma das principais estratégias de segurança do paciente a ser adotada em ambientes de cuidados intensivos. No entanto, a comunicação interpessoal e a capacidade de trabalhar em um ambiente de equipe são duas habilidades frequentemente negligenciadas nos programas de treinamento em saúde.

Os primeiros passos do desenvolvimento de treinamento para equipes multidisciplinares, como qualquer desenvolvimento de treinamento, devem sempre envolver uma análise de pontos de desempenho e uma avaliação das necessidades de aprendizagem.

Barreiras no nível da equipe

 

  • Falta de um propósito claramente declarado, compartilhado e mensurável
  • Falta de treinamento em colaboração interprofissional
  • Ambiguidade de papéis e liderança
  • Equipe muito grande ou muito pequena
  • Equipe não composta por profissionais adequados
  • Falta de mecanismo apropriado para troca de informações oportunas
  • Necessidade de orientação para novos membros
  • Falta de estrutura para descoberta e resolução de problemas
  • Diferença nos níveis de autoridade, poder, experiência, renda
  • Dificuldade em envolver a comunidade
  • Tradições/culturas profissionais, particularmente a história da hierarquia da medicina
  • Falta de comprometimento dos membros da equipe
  • Objetivos diferentes de membros individuais da equipe
  • Apatia dos membros da equipe
  • Tomada de decisão inadequada
  • Conflito em relação às relações individuais com o paciente/cliente

Barreiras enfrentadas por membros individuais da equipe

 

  • Lealdades divididas entre a equipe e a própria disciplina
  • Múltiplas responsabilidades e cargos
  • Concorrência
  • Ingenuidade
  • Preconceito de gênero, raça ou classe
  • Persistência de uma atitude defensiva
  • Relutância em aceitar sugestões de membros da equipe representando outras profissões
  • Falta de confiança no processo colaborativo

Aperfeiçoamento de Equipes Multidisciplinares de Saúde

Algumas organizações de saúde têm equipes internas de desenvolvimento organizacional com experiência em consultoria de desempenho, design de aprendizado e eficácia de equipe e habilidades de facilitação para projetar e entregar um programa de classe mundial.

Para muitos que não o fazem, existem empresas nacionais e regionais de treinamento de eficácia de equipe que fornecem às organizações de saúde soluções de aprendizado e desenvolvimento de eficácia de equipe sob medida ou personalizadas.

Coaching de equipes de saúde e líderes médicos

Um novo pensamento sobre inteligência emocional e investigação apreciativa para equipes e processos de saúde, ajudam a derrubar as barreiras à eficácia da equipe.

As abordagens de treinamento e coaching são eficazes para superar as barreiras comuns, com foco nesses resultados:

  • Concordar com uma filosofia unificadora centrada na atenção primária ao paciente/cliente e à comunidade.
  • Desenvolva um compromisso com o objetivo comum de colaboração.
  • Conheça outras profissões médicas.
  • Respeite as habilidades e conhecimentos dos outros.
  • Estabelecer atitudes positivas sobre a própria profissão.
  • Desenvolver a confiança entre os membros.
  • Estar disposto a compartilhar a responsabilidade pelo cuidado do paciente/cliente.
  • Estabelecer um mecanismo de negociação e renegociação de metas e papéis ao longo do tempo.
  • Estabeleça um método para resolver conflitos entre os membros da equipe.
  • Esteja disposto a trabalhar continuamente na superação de barreiras.

Para que o sistema de saúde prospere dentro das demandas e desafios do século 21, a abordagem multidisciplinar deve ser amplamente aprimorada, mais cedo ou mais tarde e a utilização de programas de gestão é uma ferramenta importantíssima para que esse processo seja facilitado

Veja como o Vida pode resolver todos os problemas

O Sistema VIDA é software para gestão de laboratórios de análises clínicas que começou a ser desenvolvido pela Techmobil no ano de 2008.

Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento com a participação de profissionais das diversas áreas que envolvem o Laboratório de Análises Clínicas, desde a recepção, passando pelo faturamento, até o setor técnico, o VIDA entrou em produção em Janeiro de 2010 no primeiro laboratório, ampliando para mais 4 nos primeiros 10 meses.

De lá até aqui, o VIDA se espalhou por todo o Brasil, são mais de 300 clientes por todo o Brasil, atendendo laboratórios do Rio Grande do Sul ao Amapá, do Acre à Paraíba.

Todos os controles realizados pelo VIDA possuem o objetivo de gerar as informações que os Gestores e as equipes multidisciplinares irão precisar para análise, planejamento e tomada de decisões. Relatórios das áreas Financeira, Faturamento, Técnica e Qualidade, irão fornecer as ferramentas fundamentais para uma gestão eficiente e focada em resultados.

Além dos relatórios, possui as ferramentas de rastreabilidade e controle das alterações realizadas em pagamentos de atendimentos, modificações de convênios de atendimentos e o fechamento de caixa individualizado por recepcionista. As informações importantes ficam gravadas no sistema e as alterações são auditadas.