Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos e Segurança Hospitalar

O Gerenciamento de Risco é um processo de identificação de fatores que proporcionam um atendimento excelente, eficiente, eficaz e seguro ao paciente. O objetivo da gestão de risco é garantir que uma variedade de riscos sejam identificados e avaliados em um estágio inicial, juntamente com a garantia da melhor forma de gerenciar, controlar ou reduzir seus efeitos. 

A difícil tarefa de envolver os profissionais de saúde no relato de erros para reduzir riscos e melhorar a cultura de segurança é crucial entre as organizações. Segurança é comunicada a nível local e organizacional através de comunicação e sensibilização programas desenvolvidos para levantar e divulgar a segurança do paciente. 

A cultura de segurança do paciente pode lidar com a vulnerabilidade em uma organização, aumentando a consciência de risco e fornecendo estratégias de gestão de risco sustentáveis ​​ou eficazes. O sistema de segurança do paciente estimula a geração de relatórios para identificar preocupações e produzir uma resposta rápida e padronizada.

Envolver as equipes no desenvolvimento de soluções após a discussão dos problemas proporciona melhoria na cultura de segurança. Funcionários e membros da equipe são engajados e capacitados para aprender, ensinar, expressar opiniões e relatar para garantir a prevenção de erros médicos e evitar resultados ruins para os pacientes. As melhorias na segurança do paciente capacitam os membros da equipe a resolver problemas, promover maior transparência e reduzir o risco para a organização. 

Gerenciamento de Riscos

Comunicar e manter a cultura e os procedimentos de segurança, incentivando o relato de eventos e tomando ações imediatas para melhorar a segurança são etapas críticas em uma organização. O programa de segurança do paciente é a ferramenta de gerenciamento de risco mais eficaz alavancado para reduzir o risco, incentivando a cultura de segurança do paciente; a notificação antecipada de relatórios de eventos; colaborando com a equipe de gestão de risco e treinamento de liderança.

Esforços colaborativos para gestão de risco

Os esforços e responsabilidades colaborativos ou pró-ativos da equipe de gerenciamento de risco evoluíram para evitar danos ao paciente e abordar deficiências baseadas no sistema ou eventos adversos, juntamente com a comunicação aberta com os pacientes. 

Instalações de saúde, como hospitais, reconheceram a necessidade fundamental de fornecer atendimento seguro e de alta qualidade aos pacientes para proteger o ativo financeiro que, em última análise, recai sobre as responsabilidades da equipe de gerenciamento de risco. 

Melhorar a segurança do paciente muitas vezes significa promover a colaboração entre os profissionais de saúde e interromper as formas tradicionais de gerenciamento de risco. Envolver os líderes da equipe e melhorar a cultura em segurança do paciente garante o sucesso dos programas de gerenciamento de risco. 

O departamento de segurança do paciente trabalha em estreita colaboração com a equipe de gerenciamento de risco para garantir a notificação precoce e a prevenção de riscos potenciais.

Resultados e objetivos

Os resultados e objetivos multidisciplinares e colaborativos para identificar, analisar, mitigar e prevenir ameaças nos processos de gestão de risco e segurança do paciente na segurança hospitalar são semelhantes e disseminados por toda a organização.

As intervenções para análise dos dados e identificação dos fatores causais com ações corretivas são desenvolvidas pelas Equipes de Segurança do Paciente ou Gerenciamento de Risco por meio de esforços colaborativos de todos os departamentos, incluindo enfermagem e tecnologia da informação. 

O gerenciamento de riscos interage com a segurança do paciente para tratar de questões culturais de comunicação, cultura de segurança e comportamento perturbador. Os planos de segurança do paciente fornecem dados e priorizam iniciativas com a colaboração de programas de gerenciamento de risco. 

O papel dos gerentes de risco de saúde e segurança hospitalar

Os gerentes de risco são treinados para lidar com vários problemas em vários ambientes. As funções que um gerente de risco assume são, em última análise, determinadas pela organização específica. Esses profissionais geralmente trabalham nas seguintes áreas da administração médica:

  • Financiamento, seguro e gestão de sinistros
  • Gerenciamento de eventos e incidentes
  • Pesquisa Clínica
  • Saúde psicológica e humana
  • Preparação para emergências

Os gerentes de saúde identificam e avaliam os riscos como um meio de reduzir lesões em pacientes, membros da equipe e visitantes dentro de uma organização.

Gerenciamento de Riscos

Os gerentes de risco trabalham proativa e reativamente para evitar incidentes ou para minimizar os danos após um evento.

A importância da avaliação de risco e planejamento de gestão

Por exemplo, foi publicada recentemente uma pesquisa que descobriu que o uso prolongado de cateter urinário é o principal fator de risco para infecções do trato urinário associadas a cateter. Com base nessas informações, um plano de gerenciamento de risco foi implementado exigindo que os médicos avaliassem regularmente o cateter. O resultado final foi uma redução no risco do paciente.

Visto que cada organização enfrenta desafios únicos, não existe uma solução de gerenciamento de risco que sirva para todos. Os desafios enfrentados pelos administradores que devem ser abordados em um plano de avaliação de risco incluem, mas não estão limitados a:

  • Segurança do paciente
  • Regulamentações federais obrigatórias
  • Potencial erro médico
  • Política existente e futura

Legislação com impacto no campo da saúde

Os riscos de não se preparar para problemas potenciais podem ter efeitos significativos a longo prazo. Negligenciar a implementação de planos abrangentes de gerenciamento de risco pode comprometer o atendimento ao paciente, aumentar os riscos de responsabilidade e resultar em perdas financeiras.

Assim, os riscos potenciais devem ser avaliados e medidos em termos de seus efeitos negativos potenciais. Com base na avaliação de riscos, um plano de gerenciamento específico da organização deve ser desenvolvido, implementado e monitorado.

Práticas eficazes de atendimento ao paciente

O desenvolvimento e a implementação de programas de gestão de riscos à saúde são baseados em extensas pesquisas em andamento. Os gerentes de risco devem se manter atualizados sobre as informações relevantes em sua organização porque os resultados da pesquisa podem ser contraditórios às suposições que, de outra forma, moldariam as práticas de gerenciamento de risco. 

Por exemplo, um estudo publicado revelou que o aumento das horas de sono dos residentes em hospitais universitários realmente compromete a segurança do paciente. O resultado do gerenciamento de risco era garantir que as estratégias estivessem em vigor para melhorar os horários de sono dos residentes e reduzir os riscos potenciais para os pacientes.

Desenvolvimento de planos de gestão de risco

A revisão de outros estudos é uma forma de desenvolver programas de gestão de risco. Seguir as diretrizes das organizações governamentais, como o Departamento de Saúde e Serviços Humanos é fundamental.

Com base nas informações fornecidas por outros recursos, os gerentes devem conduzir análises de risco específicas da organização para determinar os riscos potenciais. A análise deve identificar:

Implementação de estratégias para atendimento ao paciente

Conforme observado, os planos de gerenciamento de risco são específicos para diferentes unidades de saúde. Embora evitar possíveis consequências financeiras seja uma preocupação, as necessidades do paciente geralmente são a prioridade. 

Em estudos clínicos, por exemplo, os Comitês de Revisão Institucional monitoram os planos de pesquisa propostos antes de serem implementados para garantir o mínimo de risco aos seres humanos. Os planos de gerenciamento de risco devem cobrir os riscos específicos do paciente e ser bem documentados; eles também devem ser acessíveis para aqueles que trabalham com pacientes.

Muitos riscos do paciente podem ser reduzidos com o treinamento adequado de médicos e funcionários, encorajando uma forte comunicação entre os membros da equipe, fornecendo serviços de aconselhamento para aqueles que trabalham com pacientes e conduzindo avaliações de competência.