O Que é Controle de Qualidade Laboratorial?

O controle de qualidade laboratorial e a garantia são essenciais, principalmente em indústrias altamente regulamentadas, como alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos. 

Existem muitas definições de qualidade, mas em um ambiente de laboratório, geralmente se refere à precisão e confiabilidade dos resultados. Embora a imprecisão seja aceita até certo ponto, um forte sistema de gestão da qualidade manterá esse nível no mínimo.

O que é controle de qualidade laboratorial?

Qualidade e conformidade andam de mãos dadas e podem formar a espinha dorsal da viabilidade de uma organização. A falta de qualidade laboratorial e avaliação pode levar a consequências terríveis para as organizações e seus clientes. A equipe do laboratório se esforça para atender aos padrões de qualidade e conformidade para garantir que as saídas sejam confiáveis ​​e estejam em conformidade com os regulamentos.

Aqui, examinamos a importância da qualidade do laboratório e discutimos os principais fatores que gerentes e funcionários precisam levar em consideração para garantir que os padrões de qualidade sejam mantidos.

A importância da qualidade do laboratório

O trabalho de laboratório sustenta todo o ciclo de vida e é vital para seu progresso. Ele acrescenta que os laboratórios precisam garantir que os cientistas sejam capazes de capturar e armazenar dados com precisão e eficiência, além de acessar e compartilhar dados existentes com facilidade. 

Qualidade de laboratório é a abordagem para garantir que experimentos conduzidos em um laboratório forneçam resultados precisos, reprodutíveis e confiáveis, minimizando erros e removendo duplicatas.

A garantia de qualidade no laboratório é fundamental por vários motivos. As organizações de pesquisa precisam primeiro garantir que sua produção seja verificável e reproduzível para avançar e apoiar seus próprios projetos. Em segundo lugar, o controle de qualidade é essencial para atender aos requisitos rigorosos dos órgãos reguladores e de inspeção para que um laboratório seja aprovado e credenciado para pesquisa.15

Acrescenta-se que o controle de qualidade é particularmente importante no processo de desenvolvimento de medicamentos, onde pode levar mais de uma década desde a descoberta até o mercado. As organizações devem estar confiantes na qualidade de seu trabalho de laboratório e resultados, ou correm o risco de perder muitos anos de esforço.

Um sistema de gestão da qualidade como atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade. Descreve uma estrutura para a implementação de um SGQ sistemático e transparente, projetado para melhorar o desempenho ao mesmo tempo em que atende a todas as necessidades organizacionais.

Atendendo às necessidades

Os princípios-chave envolvem entender e atender às necessidades dos clientes, estabelecer uma liderança alinhada aos objetivos da organização e envolver plenamente todos os membros da organização. A ISO também observa a importância de adotar uma abordagem de processo para a gestão da qualidade e basear as decisões na análise de dados. 

A equipe do laboratório deve estar bem equipada para garantir a qualidade do laboratório e é a força motriz central para garantir a qualidade no laboratório e deve ser confiável para manter as melhores práticas e aderir a todos os protocolos. Os funcionários devem ser totalmente treinados em todos os aspectos de suas respectivas funções, para que possam cumprir com confiança suas responsabilidades. 

Dentro da organização, o CQ deve ser incorporado à cultura por meio de processo e estrutura, bem como componentes frequentemente negligenciados, como moral da equipe e autonomia da equipe.

Enfatiza-se o uso de uma abordagem colaborativa, observando que o cenário de pesquisa de hoje é fragmentado e disperso. Para garantir a qualidade, os laboratórios precisam ter uma gestão integrada do conhecimento.

Muitos projetos empregam vários parceiros de laboratório internos e externos, cada um dos quais pode usar seus próprios cadernos eletrônicos de laboratório e registrar informações em diferentes formatos de arquivo e dados. Essa fragmentação gera desafios, incluindo dificuldade em acessar, compartilhar e explorar totalmente os dados.

Aconselha-se que, para garantir resultados de laboratório de alta qualidade, as organizações devem padronizar os formatos de captura de dados em todo o ecossistema de quimioinformática e disponibilizá-los por meio de vários pacotes de software. 

As ferramentas de quimioinformática devem integrar ou ter acesso a dados químicos e bioatividade internos e externos, para que os pesquisadores não precisem ir a várias fontes e plataformas para obter informações para apoiar seus casos de uso.

Recomenda-se que as equipes de liderança também se aventuram fora da organização para colaborar com outras empresas do mesmo setor. Um passo fundamental para manter a qualidade é uma boa comunicação interna, mas igualmente, as organizações devem olhar para fora de seu próprio laboratório para facilitar o compartilhamento de melhores práticas com empresas que enfrentam desafios semelhantes.

Uma abordagem não competitiva para estabelecer e manter a qualidade do laboratório, para que as empresas possam criar projetos comuns que melhorem a qualidade em todo o setor. As iniciativas atuais abordam vários aspectos diferentes, como convenções de nomenclatura, enriquecimento de dados de laboratório, gerenciamento de processos, descrição consistente de métodos e comunicação entre instrumentação.

O papel do gerente de laboratório na garantia da qualidade

O controle de qualidade pode assumir diferentes formas, dependendo do setor e do laboratório individual. Os laboratórios podem se especializar em muitas disciplinas diferentes, química, biologia molecular, farmacologia, toxicologia, para citar apenas algumas. Dentro de cada um, há uma compreensão diferente de como a qualidade é implementada e como ela deve ser.

Mas há semelhanças no controle de qualidade que abrangem a maioria dos tipos de laboratórios. O gerente do laboratório é normalmente responsável por desenvolver e supervisionar um programa rigoroso de garantia de qualidade que permite que os laboratórios mantenham altos níveis de precisão em todos os momentos.

Isso inclui estabelecer procedimentos operacionais padrão para cada processo, definir requisitos administrativos, como manutenção de registros e auditorias, e especificar ações corretivas quando problemas são identificados.

Explicamos que o gerente responsável deve ter certeza de que o laboratório atende aos seus padrões de qualidade específicos, não apenas no papel, mas na prática, é um fator-chave para isso é o treinamento adequado. Eles devem garantir que todo o pessoal tenha treinamento adequado e instruções de trabalho do laboratório, quaisquer desvios devem ser documentados e planos corretivos e preventivos devem ser implementados.

Acrescentamos que é responsabilidade do gerente do laboratório selecionar e aplicar as melhores ferramentas para ajudar a cumprir os padrões de qualidade. Há tecnologia hoje para facilitar o trabalho do gerente de laboratório, garantir que a experimentação seja menos vulnerável a erros e erros humanos e maximizar o valor e a acessibilidade dos dados.

De fato, muitos sistemas de gerenciamento de informações laboratoriais e outros softwares especializados oferecem recursos integrados de qualidade e conformidade. Essas ferramentas permitem que funcionários e gerentes monitorem e rastreiem KPIs e outros dados, garantindo a conformidade e fornecendo informações sobre oportunidades de melhoria.

O SISVIDA entende bem  todas essas etapas e está preparado para te auxiliar em qualquer necessidade  laboratorial.